sábado, 20 de julho de 2013

O Homem da Ultra Maratona

O Homem da Ultra Maratona - Confissões de um corredor nocturno, é este o livro desta semana, o primeiro da trilogia de Dean Karnases.


Para quem nunca leu os livros de Dean Karnazes e quer fazê-lo deve começar por este livro. Foi o primeiro que escreveu (é um livro de 2005/2006) e retrata a vida do autor desde criança focando a altura em que começou a correr.
Pessoalmente conhecia pouco dele, sabia apenas que era um ultra maratonista bastante mediático, que correra 50 maratonas em 50 dias seguidos, tinha alguns livros editados e que tivera recentemente em Portugal para o lançamento do seu último livro.

Decidi recentemente adquirir os três livros que encontrei na FNAC.
Iniciei as minhas leituras pelo livro supracitado (O Homem da Ultra Maratona) e fiquei completamente agarrado. É antes de mais um livro super fácil de ler muito, mas mesmo muito divertido, acho que este é o livro que mais gosto, é rir do principio ao fim e a cada momento pensar: "porra ganda maluco". O gajo fez mesmo aquilo???

Saber como ele de um momento para o outro muda de vida e se torna naquilo que é hoje é sem duvida motivo para cada um de nós ler este livro. Pessoalmente revejo-me um pouco naquilo que foi a mudança de vida de Dean Karnazes, revejo-me a mim e a muitos de vós pelo que li nos vários blogs que sigo.
Também eu estive à beira dos 100 kg chegando a pesar 96 kg e fumando às vezes mais de um maço de tabaco por dia durante mais de 10 anos, num sedentarismo que me mantinha agarrado ao sofá grande parte do tempo. Mas, tal como aconteceu a Dean Karnazes ouve uma mudança, um clik que nos fez sair de casa e correr. No livro o capítulo dedicado a esta parte é Corre pela tua vida, e é isso mesmo que cada um de nós fez. Correr custa que se farta, por isso se não formos nós a correr por nós mesmos, mais ninguém o vai fazer de certeza...

Mas Dean Karnazes é extremamente audaz, perseverante e com muita força de vontade e rapidamente se destaca dos demais. Pouco tempo depois de começar a correr Dean tem conhecimento da Western States 100-Mile Endurance Run e ..."A partir dessa altura, a minha vida ficou apaixonadamente focada em conseguir entrar na Western States 100-Mile Endurance Run".

Depois em 1995 também Dean Karnazes se aventurou na Badwater, mas não teve tanta sorte como o nosso herói Carlos Sá. Karnazes nem conseguiu acabar a prova, mas em 2003 é segundo atrás de uma concorrente feminina e em 2004 ganha a prova.
Esta semana completou a sua 10ª Badwater.
Dean Karnazes diz que..."Não nasci com nenhum talento inato. Nunca fui naturalmente dotado a nada. Tive de me esforçar sempre. A única maneira que conhecia para ter sucesso era esforçar-me mais que qualquer outra pessoa. Ser persistente foi o que me fez prosseguir na vida(...)Ser capaz de correr grandes distâncias era a única coisa que eu podia oferecer ao mundo. Outros poderiam ser mais rápidos, mas eu conseguia fazê-lo durante mais tempo. A minha melhor qualidade é que nunca desisto. Correr o mais possível era uma actividade onde ser teimoso como uma mula era, na realidade, um boa coisa."

Ao longo do livro vamos conhecendo melhor um homem que vive para correr e corre para viver, é a sua vida e maneira de estar no mundo. Das muitas razões que dá para correr transcrevo uma pequena parte.
" Corro porque nunca fui muito de carros. Corro porque, se não o fizesse, eu seria mesquinho e taciturno e passaria demasiado tempo deitado no sofá. Corro para respirar o ar puro. Corro para explorar. Corro para escapar à banalidade..."

Um livro muito bom em que podemos conhecer melhor Dean Karnazes e a suas aventuras no mundo da corrida.

Até já e boas corridas!

1 comentário: