terça-feira, 9 de julho de 2013

Running

O livro desta semana é um pouco mais técnico que os últimos que aqui trouxe. E  segundo o título é mais um manual, uma espécie de aprenda você mesmo!
Manual de corrida RUNNING de Chiara Porciatti e Gianluca Paoli é o escolhido desta semana.


É um livro pequeno, não chega às 100 paginas, fácil de ler em poucas horas. Com a primeira edição em Portugal em maio de 2008 o livro já tem alguns aninhos e as fotos deixam um pouco a desejar...

Apesar de não ser actual tem alguns capítulos interessantes, que nos ajudam a perceber melhor como corremos.  O que mais gostei foi mesmo os capítulos dedicados ao corpo humano em que é explicado como funciona cada sistema do nosso corpo durante a corrida, toda a fisiologia do movimento e toda a mecânica da corrida.


Apresenta algumas sugestões na escolha do vestuário e calçado apesar de neste âmbito estar muito desatualizado, como seria de esperar, pois actualmente saem coisas novas todos os meses e ao fim de um ou dois anos já parecem da pré-história.

No capítulo dedicado à alimentação tem uma tabela para consultar com a composição química dos alimentos e o seu valor energético, sempre útil.

Podemos ainda ler vários capítulos sobre os alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular muito interessantes.


Para quem está no inicio é um bom auxiliar, para quem já prática tem algumas dicas interessantes, nada de novo mas sempre ajudam a consolidar conhecimentos.

Até já e boas corridas!

2 comentários:

  1. Já tenho esse livro, deve ter sido dos primeiros que comprei. Tem muita informação útil para quem está a começar a correr.

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida Silvio Horta, são tudo dicas úteis pra quem está a começar.

    ResponderEliminar