quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quem corre por gosto...o treino da corrida.

O livro desta semana é talvez o mais técnico e específico que tenho. É aliás através dele que "cozinho" todos os meus/nossos planos de treino. 


É da autoria do conhecido treinador João Abrantes e foi publicado com o apoio da Xistarca pelos 25 anos da revista atletismo, com a primeira edição em novembro de 2006.

No livro João Abrantes aborda as várias distâncias tais como 100, 400, 800, 1500, 5000, 10000 metros e claro a maratona. Tem ainda um capitulo dedicado ao treino de barreiras. Por outro lado temos uma vertente mais dirigida ao treino dos jovens com direito a alguns capítulos.

Quando li e leio este livro direcciono sempre para os mesmos capítulos. Tal como disse é a partir deste livro que estudei e planeei quase todos os planos de treino. Sou um mero amador que se interessa pela prática de corrida e como tal procuro ser eu a fazer os meus planos, mesmo que esteja a fazer tudo mal, mas é isto que me dá prazer e me envolve mais no mundo da corrida. 
E, de entre os capítulos que mais leio destaco os  relativos aos vários modelos teóricos de planeamento do treino, os capítulos do treino de força e claro os relativos às distâncias longas.

Para um leigo como eu este livro é uma bíblia, muito pequenina é certo, mas não deixa de ser uma referência e uma grande ajuda.
Para quem, tal como eu, é auto-didacta e faz os seus próprios planos de treino aconselho vivamente a adquirirem este livro. Na minha opinião é muito mais de confiança que certos sites da internet que têm planos de treino.

Por exemplo sabiam que são quatros os princípios básicos do treino desportivo? O principio da continuidade; principio da progressão; principio da Alternância e o principio da individualização.

O primeiro diz respeito à continuidade e regularidade do treino, o segundo aborda a progressão tanto da carga como na intensidade do treino, o principio da alternância diz que as diferentes cargas de treino devem alternar entre fortes médios e fracos e o principio da individualização diz respeito às características físicas, psicológicas, sociais e económicas de cada atleta e que devem sempre ser tidas em conta.

No livro podemos também aprender o que é um Microciclo, um Microciclo normal, de recuperação ou de choque. O que é um Mesociclo e um Macrociclo.
No capitulo dedicado aos métodos de treino de resistência ficamos a saber os vários métodos e modelos de treino bem como deve ser planeado cada dia de treino. 

É, sem qualquer dúvida, um livro que todos os que gostam de correr e que são minimamente interessados pelos próprios treinos deveriam ter. 

Até já e boas corridas!

1 comentário: